ganhando muito

segunda-feira, 14 de maio de 2012

como alimentar filhotes de passaros

Os dois tipos de alimentação aqui colocado podem ser administrado tanto para pássaros silvestres como para pássaros domestico 

Como também no lugar da seringa se pode usar uma palheta bem pequena nos casos de pássaros pequenos

Embora raro pode acontecer morrer a canária, quando os seus filhotes apenas têm poucos dias: o único meio para os salvar, é criá-los ministrando-lhes a mesma alimentação que lhes dariam os pais. É preciso pois formar uma espécie de mingau de ovo e pão ralado, passado por coador muito fino e levemente umedecido, com um pouco de alface sem talo e finamente triturada. Por meio de uma pinça tomam-se pequenas porções na ponta e ao abrir o filhote o bico,introduz-se a pinça com a comida como o faria a canária com o bico. Esta operação é muito delicada, cumprindo evitar que a pinça ofenda a boca do passarinho. Deve-se repetir a operação cada hora, ou algo mais conforme a idade dos filhotes. A alface não é necessário dá-la em todas as comidas, é suficiente uma vez por dia. Proceder-se-á da mesma forma se a comida consistir em pão molhado no leite, devendo-se porém espremê-lo levemente. Cada comida deve vir acompanhada com um pouco de água que também se dará com a pinça.


 
    Acontece às vezes que no mesmo dia que nasceram os pequenos, a canária não lhes dá comida: então o criador deverá alimentá-los e o fará com um cartucho de papel ou com uma ampola como mostra a gravura. No primeiro dia de vida deve-se fornecer apenas miolo de pão molhado com água e fortemente espremido: no dia seguinte gema de ovo pulverizada e pouca folha de alface; no terceiro dia alternativamente sopa de pão com leite muito espremido; dando o leite não deve ser fornecida alface, e o leite deve ser fresco, preferivelmente pasteurizado ou fervido e deve estar frio quando se verte sobre o miolo do pão. No quarto dia com a gema do ovo, pode-se deixar um pouco de clara. podemos considerar fora de perigo os filhotes que passaram os 10 dias. Há criadores que preferem alternar farinha de milho muito fresca, com ovo, uma vez por dia.
    Para explicar melhor as proporções, diremos que se deve calcular uma gema de ovo por dia para cada 6 filhotes: a gema deve desfazer-se com batedor até ficar uma pasta, adicionando-lhe uma colher de pão ralado bem fininho.

  Outra alimentação que se pode dar em caso de pássaros silvestres  


Alcon Club Papa para Filhotes é um alimento completo, cientificamente desenvolvido para alimentação de filhotes do nascimento ao “desmame”. Indicado para diversas espécies de pássaros, como Curiós, Bicudos, Azulões, Canários, Exóticos, Coleiras, Sabiás, Trinca-Ferros, entre outros. Pode ser usado tanto para alimentação de filhotes “na mão”, sem a participação dos pais, assim como para a suplementação de pais e filhotes em sistemas em que os pais participam da criação. Também recomendado para a alimentação de pássaros doentes ou convalescentes. alcon Club Papa para Filhotes apresenta excelente digestibilidade, pela presença de enzimas digestivas, perfeito balanceamento de nutrientes e uniformidade na textura. Além de vitaminas e minerais, o alimento é enriquecido com Prebiótico e Probiótico que favorecem a instalação da flora intestinal benéfica aos filhotes, responsável pela melhoria na absorção de nutrientes e maior resistência às doenças.

Modo de Usar:

Para a alimentação direta dos filhotes, preparar a papa na proporção alimento / água adequada à necessidade de cada espécie e administrar com seringa ou paleta pequena  no bico das aves. A tabela abaixo serve como sugestão. Quando for servida aos pais ou para pássaros em recuperação, preparar o alimento misturando uma parte do produto com uma parte de água. Usar sempre água filtrada ou previamente fervida. Preparar a mistura com água morna, homogeneizar bem e servir com temperatura em torno de 38 ºC. Preparar somente a quantidade a ser administrada por vez, ou a ser consumida diariamente pelos adultos. Remover restos do alimento dos bicos dos filhotes e limpar muito bem utensílios de preparo, seringas e comedouros.

Idade (dias) 1 e 2 3 e 4 5 e 6 7 em diante
Proporção alimento / água
(em volume)
1:5 1:4 1:3 1:2

Composição Básica do Produto:

Fubá de milho, proteína texturizada de soja, ovo em pó, dextrose, óleo de soja refinado, maçã desidratada, leveduras, fosfato bicálcico, minerais orgânicos, aditivo prebiótico, aditivo probiótico, aditivo enzimático, premix vitamínico, antioxidante, flavorizante.



COMPARTILHEM PARA AJUDAR O BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário